quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Second Life Again - A Revanche


A possibilidade de viver uma "nova" vida é realmente bastante atraente para algumas pessoas. Toda vez que leio algo a respeito, só consigo lembrar de uma série de ficção científica que eu lia a bastante tempo atrás chamada Perry Rhodan e que chegou a ter mais de 500 volumes publicados.

Em resumo, a história começa com a queda de uma nave alienígena na Lua e que é encontrada pelo astronauta Perry Rhodan e seu inseparável amigo Reginald Bell.

A queda da nave só ocorreu porque seus tripulantes pertenciam a uma sociedade alienígena em franca decadência (os arcônidas) cujo divertimento preferido era ficar imerso em um mundo artificialmente criado por seus avançados computadores. Essa imersão era tão perfeita que os arcônidas simplesmente perderam a vontade de viver no mundo real e mantinham-se a maior parte do tempo conectados a essa realidade virtual muito mais agradável, embora falsa. 

Isso os tornou apáticos e desinteressados da realidade, o que, no final, criou uma raça decadente e sem forças para sustentar a civilização tecnologicamente avançada que possuíam, levando à sua destruição.


A pergunta que me faço é : será que é isso que nos espera ?


Me diga você ... É isso que nos espera ?

2 comentários:

  1. Grande Carlos Alberto!
    .
    Essa faceta mostrada na série Perry Rhodan, (que começou em 1961!! e ainda é publicada na Alemanha atualmente no volume 2515), me faz lembrar o ótimo desenho Wall-E, da Pixar, que mostra um futuro da humanidade similar aos dos arcônidas.
    Assistiu?
    Acho que nós caminhamos para este caminho, mas saberemos corrigir o rumo com o tempo...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário !

    Realmente o desenho da Pixar Studios mostra uma situação similar de dependência quase que absoluta da tecnologia.
    No entanto, o surgimento de novas tendências mostra que, infelizmente, a busca pelos "mundos artificiais" tende a crescer bastante, seja pela busca de uma realidade inexistente no mundo real, seja pela busca de sensações só obtidas em uma realidade virtual.
    Imagine uma pessoa com inúmeros problemas no mundo real (físicos, financeiros, emocionais) e imagine essa pessoa no mundo virtual do Second Life, por exemplo, onde ela é rica (mesmo que em lindens), fisicamente bela (o avatar é criado ao gosto do freguês) e absolutamente livre de limitações. Qual é a realidade mais atraente ?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...